quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Aids no Brasil hoje: o que nos tira o sono? Por RANULFO CARDOSO JUNIOR


Ranulfo Cardoso Jr.
O Ministério da Saúde escolheu o Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, para o lançamento da Campanha de Prevenção de DST/AIDS 2013. Uma turma jovem de diversos morros cariocas foi mobilizada pelo Coletivo Galera.com para a criação do material de divulgação do lançamento, na última quinta feira, 31 de janeiro. O tema escolhido: “A Vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha” . É a primeira vez que o Ministério escolhe uma comunidade para fazer este tipo de solenidade de lançamento de uma campanha nacional. 

Em dezembro último, o otimismo em demasia em torno da divulgação do relatório da Unaids que apontaria para “o fim da epidemia” preocupou pesquisadores e ativistas os quais alertam que há muitos desafios para esta década, a quarta década da epidemia pois, o próprio relatório o programa da ONU trazia a afirmação que cerca de metade das 34 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo não conhecem seu estado sorológico – ou seja, não sabem que têm o vírus; além disso, das pessoas elegíveis para o tratamento, perto de 7 milhões de pessoas não têm acesso à terapia antirretroviral. Falar que o fim da Aids está perto é uma falácia. Se tivéssemos uma vacina hoje (e não temos), não teríamos como distribuir mundialmente, e não sabemos quantos anos ou décadas serão necessários para conseguir distribuí-la para os que precisam. Mobilização popular, parceria entre ativistas, pesquisadores, gestores e profissionais da saúde, além de vontade política e investimento econômico continuam essenciais. Grupos mais vulneráveis não estão sendo atendidos com a prioridade que necessitam, as campanhas ficaram mais pobres e moralistas, muitas das vezes motivadas pela pressão de grupos religiosos junto aos governos nas 3 esferas do poder (local, estadual, federal). Se não falarmos abertamente sobre sexualidade, práticas sexuais, prazer, uso e abuso de drogas e álcool, não iremos mais longe. Vivemos um momento de despolitização da luta contra a epidemia e de desmobilização da sociedade. Ainda temos muito que avançar em relação aos Direitos Humanos no Brasil e da sua relação com a saúde e a justiça global. Saúde, educação e acesso à informação são direitos de todos e todas. Só que ainda vivemos em uma sociedade excludente, homofóbica, racista e machista. É fundamental perdermos a vergonha de falar sobre Aids o ano inteiro, não somente no carnaval e em dezembro. O argumento de que a Aids se estabilizou não é verdadeiro, o mais provável é que os programas governamentais de Aids estejam em declínio. 
Um poema de João Cabral de Melo Neto mobilizou-me a escrever esse pequeno artigo. Fala poeta! “...Sei que traçar no papel é mais fácil que na vida. Sei que o mundo jamais é a página pura e passiva. O mundo não é uma folha de papel, receptiva: o mundo tem alma autônoma, é de alma inquieta e explosiva. Mas o sol me deu a idéia de um mundo claro algum dia...” . 
Agir faz a diferença. A vida faz diferença. Sexo frágil é sexo sem camisinha.

Ranulfo Cardoso Jr. é médico e professor.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FONTES DE ESTUDO DE PNEUMOLOGIA

Galera, segue abaixo os links dos sites que o Professor Ronaldo sugeriu para que estudássemos para o assunto dele.



Deibi Solano A. Dantas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

VII CONGRESSIO PARAIBANO DE PEDIATRIA‏


NOITE DE DEGUSTAÇÃO


    Ontem à noite 22/08, na cobertura do Edifício Rique no centro de Campina Grande, aconteceu à primeira degustação da Imperial Buffet, uma nova e requintada opção para as festas solenes e formaturas de Campina Grande. Também esteve divulgando seus produtos a Agencia W9 de Natal (empresa de formatura); Sandros Coquetéis; Lumina Entretenimentos e Cavalcante Serviços e Eventos. Na ocasião si fizeram presentes 18 comissões de formatura de Campina Grande, dentre as quais 15 eram de Medicina.
    A Comissão de Formatura de Medicina da Turma 10 da FCM-CG estava presente e pode estabelecer contatos e avaliar a qualidade dos serviços de buffet e coquetéis. Em conversa com a simpática Railla (Consultora Comercial da W9) podemos obter uma estimativa dos custos individuais para uma festa digna do tradicional glamour da medicina, e para nossa satisfação, ver que estamos nos caminho certo, tanto em objetivo de arrecadação quanto nas ações promovidas.

Emanuel (Sandro’s Coquetéis), Deibi Dantas, Paula Antas, Sandro (Sandro’s Coquetéis), Bruno (Agencia W9) e Ywry Paiva.
Fonte: FOTO (Portal levanois.com)
    A CFM-10 já vem participando de diversos eventos de degustação e workshops de formaturas em Campina Grande.  Através dos contatos com as empresas da área, pretendemos participar de formaturas realizadas por essas empresas em outras cidades para assim obter um parâmetro concreto na escolha das empresas antes de fechar contratos. Aos poucos estamos refinando nossas avaliações das empresas e com certeza faremos o melhor para que nossa festa seja inesquecível.

Atenciosamente
Ywry de Paiva Câmara
Presidente - CFM-10

Acesso ao AVA


Todos os alunos de Medicina já foram cadastrados no ambiente Virtual de Aprendizagem. 

O login é formado pela seguinte regra: 
Primeiro nome + primeira letra do segundo nome + último nome, tudo junto.
Ex.: Nome: Fabrício da Costa Dias. Login: fabricioddias

A senha para o primeiro acesso é: cesed123* (no primeiro acesso será solicitada a alteração dessa senha).

Caso algum aluno tenha problema ou qualquer outro tipo de dúvidas ou necessidade, nos mande e-mail para ava@cesed.br

Att.,
Fabrício da Costa Dias

Pedido - Fotos

A Formed10 vem por meio deste pedir aos alunos do 5° período (turma 2010.2 e demais colegas) que mandem fotos do dia-a-dia (do curso) retiradas no semestre passado e atual para que possamos atualizar o nosso Mural.

email: medfcm2010.2@hotmail.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Prestação de contas 2012.1:
  1. Camiseta do meme – 38 UND – Custo R$ 15,00 – Vendida por R$ 25,00 cada – Lucro de: R$ 380,00;
  2. Camiseta Preta – 15 UND – Custo de R$ 20,00 – Vendida por R$ 25,00 cada – Lucro de: R$ 75,00;
  3. Rifa Relâmpago – 860 UND – Vendida por R$ 1,00 cada – Prêmio pago de R$ 200,00 ao bilhete  515 à Gabriela Bittencout - Lucro de: R$ 660,00;
  4. Mensalidades – Período de referencia até 12/06/2012
     de Adimplentes22;
     de Inadimplentes8;
Obs: Até o momento temos 30 membros cadastrados no FORMED 10.
Valor em CAIXA em 12/06/2012R$ 21.361,67
Lembramos a todos que as taxas de juros e multa incidentes sobre as mensalidades são mensais, conforme regimento do FORMED10, de modo que, quanto maior o atraso no pagamento maiores serão os valores do debito futuro.
Reforçamos a todos interessados em participar, que procurem a comissão para realizar o cadastramento, em caso de duvidas ou qualquer outro questão sintam-se à vontade para procurar a tesouraria ou membros da comissão.
Participem! Quanto mais gente, maior e melhor será nossa festa!
Atenciosamente,
Antonio Alves da Silva Filho
Tesoureiro – CFM10

terça-feira, 12 de junho de 2012

SORTEIO DA RIFA


O sorteio da rifa foi realizado hoje às 11:30hs na sala 308 com a presença de Belisa Teixeira Deibi Dantas Paulo Chacon Antonio Alves Luiz Carlos Cavalcante Filho Izabel Lacerda Ywry Paiva e Tássio Gabriel. 
Primeiro foi sorteado o nº 832 o qual não foi vendido.
Em seguida foi sorteado o nº 515, vendido por Gabriela Bittencourt a ela mesma. Portanto ela foi a ganhadora do super prêmio de R$200,00.

PARABÉNS GABRIELA BITTENCOURT !